quarta-feira, 7 de março de 2012

Medula

Pessoinhas do meu cuore!
Sou doadora de sangue...Sangue tipo B - Sangue Bom !!!  hauhauahau
Mentira, sou sangue A+
Sou TOTALMENTE A FAVOR da doação de orgãos!
Quando eu partir pro outro planeta, por favor, doem tudo do meu corpo que ainda tiver serventia, combinado?

Eu sempre tive vontade de me cadastrar para  ser doadora de medula, e essa vontade cresceu depois que meus babies nasceram, pensando que se (Deus me livre ..toc toc toc) meus filhos um dia precisassem, eu gostaria que alguma alma bondosa que fosse compatível, generosamente doasse...então seguindo a máxima :"Faça para os outros o quer quer que façam para você"  liguei no HC da unicamp, depois fui redirecionada pra um lugar onde eles cadastram doadores em potencial.
Tcharan...e eis que levei um basta susto e me borrei de medo!
Eu achava que era um procedimento simplão, tipo igual coletar sangue, e ainda ia tomar um toddynho e comer um misto-quente quando acabasse... porém:

-O procedimento não é TÃO simples assim... primeiro tem a coleta de sangue, a análise, e encontrando alguém compatível é feito uma pancada de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, depois há a coleta..

-Com uma agulha (agulhonoooooooona) especial, coleta-se quase 1 bolsa de medula por meio de uma punção nos ossos da bacia, o doador recebe anestesia geral (daí o meu cagaço feroz) e permanece 1 dia internado e fica com uma dor /sensação por até 2 semanas.

Existe um outro método que é coletado pela veia, com uma máquina (pra mim parece uma mistura de máquina de hemodiálise e máquina de coletar sangue)  de Aférese.
Pelo o que eu entendi, o doador toma dias antes um remédio que estimula a fabricação de células-mães e depois sangue do doador é filtrado durante umas 4 horas, para que o número de células-mãe adequados sejam recolhidos.

O remédio dá uns efeitos colaterais chatinhos.

Então "purfavor" não vem dar uma de espertona pra cima de mim, falando que é chuchu-beleza, pq NÃO É!!  Moleza é sentar no pudim ou ficar fazendo graça, se pavoneando de coisas que vc finge que vai fazer! (sim, esta parte aqui é uma INDIRETA direcionada!)

O fato é que fiquei receosa...fiquei com medo da anestesia (tenho pavor!), fiquei com medo da máquina dar tilt bem na hora que 3 terços do sangue do meu corpo estão fora dele...
Deve ser ignorância minha...certeza, mas que me borrei, eu confesso que me borrei...e estou adiando este projeto!
Se eu conseguir superar o meu cagaço e ganhar confiança que vai dar tudo certo, quem sabe não me inscrevo e me inscrevendo, venho correndo contar pra vcs!

fontes: Assosiação da medula óssea  e
Amigos do Transplante da Medula Óssea

Nenhum comentário:

Postar um comentário